Handmade: macrotendência na moda

A palavra handmade que é muito usada na moda vem do inglês e significa “feito à mão”, um trabalho caracterizado por ser manual e criativo.

A moda é um reflexo das mudanças que acontecem na sociedade. A valorização dos trabalhos artesanais é uma das fortes macrotendências não só para o mercado da moda, como também na arquitetura, alimentação, entre outros.

A industrialização que iniciou com a Revolução Industrial no século XVIII moldou o comportamento de consumo. Ela possibilitou que grande quantidade de produtos fossem produzidos por máquinas e em menores intervalos de tempo. As pessoas passaram a comprar mais, pela maior disponibilidade de bens de consumo e menor valor comercial dos mesmos. Apesar de ter melhorado a qualidade de vida da população, ela trouxe também excesso de informação, padronização e problemas ambientais.

O desejo de consumo mudou nas últimas décadas. Aspectos como qualidade, exclusividade, originalidade e criatividade dos produtos são extremamente valorizados pelo consumidor contemporâneo. Existe também interesse por parte dele em conhecer toda cadeia produtiva. Vários pontos que envolvem a concepção de um produto são questionados, como onde é produzido, qual mão de obra empregada, se existe valorização do trabalho dessas pessoas, quais matérias primas usadas, entre outros.

Além disso, o consumidor deseja conhecer quais são os valores das companhias. Ele busca por conexão, ou seja, usar marcas que defendem causas que acreditam.

Intimamente ligado a todas essas transformações no padrão de consumo, o feito à mão ganha força. As produções artesanais são feitas em menores escalas, por pessoas, não por máquinas. Elas dão a oportunidade de exercer a criatividade, sendo fluidas e mutáveis. O resultado são peças com design autoral e criativo.

Além disso, os trabalhos artesanais são normalmente feitos por pequenas comunidades. O conhecimento é passado de geração para geração. Assim, o artesanato não pode ser visto como uma mera mercadoria: ele traz embutido em si a tradição, a cultura e a história de uma comunidade.

Slow fashion: entenda o movimento de desaceleração na moda

O slow fashion é um movimento de moda sustentável, criado pela inglesa Kate Fletcher, que surgiu através dos mesmos conceitos do movimento slow food. Ele defende a produção em menor escala, a transparência em todas etapas, a valorização de materiais e mercados regionais e a preocupação com meio ambiente e o retorno social. Nos aspectos que tangem os produtos, são valorizados o design autoral, a qualidade e o emprego de materiais sustentáveis.

Sobre Amélia

As bolsas da Amélia são feitas por artesãos utilizando matérias- primas naturais.

Nossas coleções são criadas organicamente. Acreditamos que o processo criativo deve ser respeitado e ele tem um percurso natural para acontecer. Assim, não nos submetemos à pressão em atender o calendário da moda.

Priorizamos desenvolver bolsas com design autoral, criativo e atemporal. Além disso, produzimos poucas peças de cada modelo, visando maior exclusividade.

Para conhecer um pouco de nossa história, clique aqui.

Se deseja conhecer os principais materiais que usamos para desenvolver as peças, clique aqui.

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